, ,

Workshop para crianças na National Gallery por Maria Eduarda Johnston

Já faz um tempo, fui com as crianças do segundo ano numa excursão à National Gallery. O museu tem uma estrutura ótima para receber escolas. A entrada fica na parte de trás do prédio. Acompanhei, junto com outras mães, trinta meninos e meninas de sete anos, que tinham fama de levados na escola. Era a turma que os professores temiam. Ao chegarmos ao museu, uma funcionária veio nos receber. Era uma professora aposentada e amante das artes. Fiquei boba de ver como ela tinha controle sobre a turma. Durante VINTE minutos eles ficaram assentados em frente ao quadro ‘Surprised’, de Henri Rousseau, sem nem piscar. As crianças estavam tão concentradas quanto estariam se estivessem jogando MineCraft. A monitora contava a história do quadro, pedia para eles imaginarem como seria estar frente a frente com um tigre e apelava para os sentidos, cheiros, texturas e sons.

640px-Workshop_of_Andrea_del_Verrocchio__Tobias_and_the_Angel__33x26cm__1470-75__NG_London

National Gallery para crianças

Por causa da experiência com a escola, quando vi que a National Gallery estava promovendo workshops para crianças, reservei um lugar para ir com a minha filha, que tinha nove anos na época. O curso era para crianças entre sete e doze anos. Escolhemos a oficina de aprendiz; era um destes cursos em que um adulto tem que participar com a criança. Além da minha filha, levamos uma amiga dela. Como no dia da excursão, entramos pela porta que fica na rua de trás, paralela à Trafalgar Square. Fomos levadas a uma sala de aula onde a artista Robin-Lee Hall nos esperava. Ela falou um pouco sobre o trabalho do aprendiz no ateliê de um mestre. As tarefas incluem a preparação das tintas. Ela mostrou os pigmentos, falou sobre a origem e o nome de cada um deles. Contou histórias de aprendizes.

Em seguida, fomos visitar a galeria onde está um quadro de Leonardo Da Vinci. Ao lado dele, o quadro de outro mestre italiano, Verrocchio. Os historiadores acreditam que Da Vinci tenha trabalhado como aprendiz de Verrocchio e que um peixe, que aparece no quadro, teria sido pintado por ele, que gostava de pintar animais. Como a monitora do dia da visita ao museu, a artista dirigiu a atenção das crianças para o peixe. O movimento do corpo e principalmente as cores. Achei um luxo aprender arte olhando um quadro pintado por Da Vinci. Não é todo dia…

Voltamos para a sala de aula, onde moldes do peixe nos esperavam sobre as mesas. Hora de pôr a mão na massa. Primeiro desenhamos o peixe num papel branco. Aí veio a parte mais divertida, fazer tinta a partir dos pigmentos. As crianças aprenderam como quebrar um ovo, separar a gema da clara e retirar uma película que envolve a gema. Aos poucos, elas foram misturando a gema com os pigmentos e água, para formar a primeira cor. A ‘aula’ foi fantástica. Robin não tinha pressa. Cada etapa da pintura era explicada passo a passo. A técnica, têmpora, exige várias camadas de tinta de cores diferentes. O workshop durou duas horas. Tive a impressão que a maioria das crianças era mais nova que a minha filha. Mesmo assim, elas estavam engajadas o tempo todo, se divertindo. O dia terminou com uma ‘exposição’ dos trabalhos. Cá entre nós, eram fantásticos.

Na National Gallery sempre tem eventos de graça para famílias, nos fins-de-semana. Muitos deles não precisam ser reservados com antecedência, mas é preciso chegar cedo, porque eles lotam. No verão, há mais opções de atividades, como a do Aprendiz que fizemos. Estas atividades são pagas e é bom reservar cedo, porque as vagas se esgotam rapidamente. Há vários eventos para crianças menores também. Segue um link com a programção deste ano.

A Maria Eduarda Johnston é uma jornalista brasileira radicada no Reino Unido, que escreve o blog Da Ilha. Obrigada por contar a sua experiência aqui no Londres com crianças.

National Gallery

Trafalgar Square

WC2N 5DN

[Starbox]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *