, , , ,

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Dica Londres com crianças: Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Wimbledon The Championships é certamente o torneio de tênis mais famoso  do mundo, e acontece anualmente em Londres desde 1877, no All England Lawn Tennis Club (AELTC).

O código postal SW19 se torna o centro do tênis mundial por duas semanas entre final de junho e inicio de julho anualmente. Por ser considerado um dos campeonatos mais antigos e prestigiados, atrai a elite do tênis mundial, assim como celebridades, mídia, adoradores e esportistas do mundo todo a Londres nesta época do ano. Eu diria que é um clássico do verão londrino.

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

O torneio de tênis de Wimbledon faz parte do Grand Slam, e juntamente com Rolland Garros que termina poucas semanas antes em Paris, Australian Open, que acontece em Melbourne e US Open que acontece em setembro em Nova Iorque, são os quatro maiores campeonatos do mundo. Sendo que Wimbledon é o único jogado em quadras de grama, French Open em saibro e Australian e US Open em quadras sintéticas.

As partidas classificatórias começam uma semana antes no Bank of England Sports Ground em Roenhampton (bairro perto de Wimbledon).

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Os ingressos para Wimbledon são disputadíssimos, e as opções de compra são basicamente estas:

– Você tem sorte e ganha no sorteio. As inscrições para o sorteio (Ballot) começam em agosto do ano anterior, então você se inscreve em 2012 para ganhar ingressos para 2013, e assim por diante

– Você é alguém com contatos ou do meio esportivo, membro de associações mundiais de tênis, pessoa influente, enfim alguém que recebe convites, que normalmente são para as alas fechadas da Centre Court e club. Não esqueça que o All England Lawn Tennis Club, é um clube de tênis no resto do ano.

– Você pode ir para a famosa The Queue, que consiste em uma fila organizada no Wimbledon Park, para a compra de ingressos, que começa no dia anterior. Basicamente o pessoal acampa ali durante a noite para conseguir um dos ingressos liberados diariamente. Tudo super organizada e o pessoal passa a noite com segurança, você vê famílias e pessoas de todas as idades, tem banheiros temporários e entregadores pizza fazendo suas entregas. Você pode se juntar a fila durante o dia, mas além de demorar algumas horas, talvez você só consiga ground admission (ingressos para o complexo e quadras adjacentes).

– Arriscar a sorte na internet no Ticketmaster UK ou em outros sites internacionais. Também é possível comprar através agências de viagem que vendem pacotes. Dentro do complexo de Wimbledon tem um quiosque ao fundo atrás da court 1, que revende ingressos do dia, e o dinheiro é  doado para caridade. Basicamente o pessoal que comprou ingressos e que não vai ficar até o final do dia, doa seus ingressos para serem revendidos.  A fila é grande e com sorte se consegue alguma coisa. Mas você precisa de um ground admission para chegar ao quiosque.

– Cambistas não existem aqui em Wimbledon

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Existem diferentes tipos de ingressos, o ground ticket só da direito ao complexo e quadras adjacentes, já os ingressos mais caros e disputados são por quadras (centre court a formosa com cobertura ou court  1, 2 , 3 ). Não tem jeitinho que funcione para driblar isto, se seu ingresso é para court 1 você só entra nela e nas adjacentes. Você não entra nas arquibancadas se um set já começou, na centre court tem televisões que você assiste o set nos corredores por exemplo, quando o set termina você entra de novo.

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Meus ingressos para centre court foram comprados no ticketmaster para a semifinal feminina de 2011, e olimpíadas London 2012.

Alguns anos atrás entrei na fila e conseguimos ingressos para court 1, mas foi pura sorte pois foi um dos anos que choveu diariamente, a cobertura da Centre Court não estava pronta, e Silverston foi no mesmo final de semana. Também comprei ground admission só para entrar mais de uma vez. Os ingressos são um misto de sorte e paciência.

A Centre court é  a quadra principal, onde as finais e semi finais acontecem, mas usada para outros jogos também. A poucos anos foi inaugurado o novo teto, que  usado para os dias de chuva, e assim os jogos não são interrompidos por menos de 30 minutes. Em um dos jogos que assisti o teto foi fechado e foi um show a parte, tecnologia e bom gosto ao mesmo tempo.

A segurança de Wimbledon é forte e você passa por segurança estilo aeroporto na entrada, mas menos rígida em termos de líquidos e afins. A força Armada britânica faz parte da equipe segurança, e se você for as quadras fechadas certamente notara a presença deles.

Outra peculiaridade, é que os jogadores só jogam de branco, e esta é uma das regras do campeonato. Os torcedores são gentilmente lembrados de deixar seus apitos, chapéus extravagantes e afins na segurança. O que parece frescura, nada mais é que o ápice da organização, em um evento que lida com milhares de pessoas diariamente.

Carrinhos de bebês podem entrar no ground e não nas quadras fechadas, mas patinetes devem ser deixados nos guarda volumes.

Em Wimbledon tudo é extremamente organizado e impecável, lindo mesmo, sem falar no ambiente que é delicioso. Certamente é um programa de dia inteiro. E claro além de assistir os jogos você pode aproveitar para uns drinks como Pimm’s (a bebida do verão britânico), champanhe, provar os famosos morangos com chantilly de Wimbledon, restaurantes e passear no complexo.

Djokovic na mesa ao lado da minha no Wimbledon Village

Djokovic na mesa ao lado da minha no Wimbledon Village

Para quem esta em Londres, não deixe de dar uma voltinha pela área de Wimbledon Park e Wimbledon Village. Muitos tenistas se hospedam nas redondezas do complexo esportivo e, podem ser vistos caminhando pelas ruas, no supermercado, em restaurantes badalados da cidade ou no próprio bairro, enfim em qualquer lugar você pode sem querer esbarrar com seu ídolo. Outra coisa fiquem de olho nos carros com o adesivo Driving the Championships, porque os motoristas destes carros transportam os tenistas pela cidade.

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships
Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Não é um programa para crianças pequenas, já que durante uma partida o silêncio é necessário, mas para as crianças maiores de 5 anos e apreciadores do esporte, é uma oportunidade e tanto.

Crianças pequenas não entram nas quadras fechadas. Sobre Wimbledon com crianças falei aqui.

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

Guia básico do Torneio de tênis Wimbledon The Championships

O museu e tour fecham durante o campeonato para os visitantes sem ingressos, e algumas semanas antes e depois.

Transporte:

Metrô: Wimbledon station + 25/30 minutos de caminhada ou ônibus 493 ou 200/93 até Wimbledon Village. Durante o campeonato shuttle buses fazem o trajeto Estação/All England Lawn Tennis club e o preço é em média £3 por pessoa, e não aceita oyster. Ou Southfields station 15 minutes de caminhada ou shuttle buses.

Táxi: custa em torno de £12, mas durante o campeonato cobram em média £2,50 por pessoa. A rua em frente ao club é fechada então só taxi chega lá
The All England Lawn Tennis Club
Church Rd
Wimbledon
SW19 5AE

Carol Pascual

Carol Pascual

Working mum, full time mum pois não deixo de ser mãe quando vou trabalhar, gaúcha, londoner por opção, amo viagens, comprinhas, programas bacanas com ou sem crianças e adoro dividir dicas de Londres com Crianças
Carol Pascual

Latest posts by Carol Pascual (see all)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *